terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fonte de Alimentação ajustável de 0 – 20V e corrente de Saída de 2A

Esta fonte de alimentação, embora na descrição seja de 20V, ela pode fornecer uma tensão um pouco maior, na prática, chegou à 23V ou 24V, com a mesma corrente de saída. Para as demais tensões, ela não apresentou queda de tensão com a corrente em 2A. É indicada para projetos que montamos por hobbie, ou mesmo para executarmos experiências em casa ou na própria escola. Indispensável em qualquer bancada de Eletrônica.

É importante lembrar que o transistor deve ser montado em um bom dissipado de calor, pois, Nos testes, quando a corrente era máxima, após algum tempo de operação ele esquentou bastante. E também vale dizer que, para o correto funcionamento da fonte, é indispensável que o transformador seja de boa qualidade! E para uma folga, ele deve ser de 3A.

O projeto em si não oferece grande dificuldade de montagem, nem os testes. Problemas comuns podem estar relacionados com polaridade de componentes, soldas frias, e erro de soldagem do potenciômetro (Isso mesmo, vários problemas foram resolvidos com a troca do potenciômetro ou simplesmente soldando novamente). Procure utilizar solda de boa qualidade, para evitar esse tipo de problemas.

O arquivo está compactado (RAR) e pode ser baixado pelo servidor do MEGAUPLOAD.

Boa Montagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário